Qual a diferença entre documento digitalizado e documento digital?
Documento digitalizado e documento digital não são sinônimos, apesar dos nomes parecidos. Por este motivo, é importante entender o que cada modelo de documento é e quais as suas diferenças, para que a empresa possa escolher aquele que seja o melhor para as necessidades do seu negócio.
O Documento Digitalizado é a versão digital de um documento originalmente em formato físico. Ou seja, o documento digitalizado é a digitalização de um material impresso. Por exemplo: Você e um amigo fizeram um acordo por escrito, em papel e agora querem escanear a versão impressa do contrato que foi assinado. Dessa forma, você realizou a digitalização do documento impresso, transformando-o em uma imagem eletrônica. O resultado é um documento digitalizado.
Um Documento Digital tem sua origem em um ambiente digital, ou seja, são criados a partir de plataformas digitais, portanto, já nascem na forma eletrônica. Alguns exemplos que podemos citar são: CNH digital, CPF digital, e-Título, Id jovem entre outros. Desde que cumpridas as exigências legais, os documentos digitais possuem validade jurídica.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Documentos, incluindo o controle completo da elaboração e alteração da Informação Documentada, de forma simples e fácil. O módulo GED do Portal ISO possui inúmeras funcionalidades para simplificar nossas rotinas de trabalho. Por exemplo: Lista Mestra automática, Controle da Validade de Documentos, Restrição de Acessos, Histórico e rastreabilidade completa e muito mais. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.